sexta-feira, 7 de abril de 2017

Cinebook | Os 13 Porquês #40


Avaliação:
     

ATENÇÃO: Este texto contém SPOILER! 

Ainda estou tentando me recuperar do final dessa série. Quero uma segunda temporada já senhor Jay Asher, por favor diga que está escrevendo um próximo livro!


A adaptação do livro de Jay Asher que teve estréia no último dia 31 de Março na Netflix vem ganhando muitos seguidores e não é a toa. O livro conta a história de Hannah, uma adolescente que depois de conturbadas polêmicas envolvendo seu nome em seu ambiente escolar, decide por um fim a própria vida. Porém antes de sua morte, ela grava sete fitas cassetes contendo o nome de 13 pessoas que contribuíram para sua fatal decisão. Essas fitas são passadas adiante entre elas, até que todos possam ouvir os motivos da jovem falecida.


Após ler o livro, estava curiosa para ver como o seriado abordaria a vida dos pais de Hannah e como a morte dela impactaria seu antigo ambiente escolar. Como o livro, a série tem a maior parte da história centrada no universo adolescente abordando fatos que poderiam acontecer no mundo real. Vê cada motivo de Hannah sendo explorado foi bem diferente de ler sobre isso, as situações pareciam mais intensas, principalmente em seus "porquês" finais.


Uma mudança perceptível na serie foi o "nono da lista". Semelhante ao livro temos Clay Jensen em conflito consigo mesmo, tentando compreender os acontecimentos de Hannah, mas também buscando entender porque seu nome foi parar nesta lista. No livro a fita de Clay é a 5° - lado A, mas na série sua fita é a 6°, sendo o 11º da lista, por razões compreensíveis. Quando passei no episódio 9 e vi que não era a fita de Jensen, não gostei nem um pouco, mas logo esse "choque" passou pois o episódio 11 foi incrível. Assim como no livro também não consegui parar de assistir a série até a fita de Clay, acredite a curiosidade fará você querer ir para o próximo e próximo episódio, é viciante.

Algo que também foi alterado, sendo uma das cenas mais marcantes na minha opinião, foi a morte de Hannah Baker. Para quem leu o livro a morte dela acontece por excesso medicamentos, na serie eles mostraram sua morte de forma muito mais impactante, transmitindo muito mais dor em sua decisão. Foi drástico e muito forte! 

Ouvi algumas pessoas dizendo que a série seria só mais uma entre tantas com clichês adolescentes, para essas pessoas eu diria que estão erradas. "Os 13 porquês" conta a história de alguém que sofre sem conseguir pedir ajuda. A protagonista pode ser sim uma adolescente, mas sua solidão, sua depressão, isolamento e o bullying sofrido são coisas que poderiam acontecer com pessoas de qualquer idade. Mas, sabemos que infelizmente o suicido juvenil tem aumentado justamente pelo fato de os jovens na maioria das vezes serem as principais vítimas de bullying e os produtores conseguiram transmitir isso de maneira muito realista, explorando muito bem as diversidades de cada situação mostrada. A série conseguiu ser um alerta para futuras gerações, informando os perigos que se esconde por trás do agressor com suas palavras impiedosas e o modo como afeta o intimo de sua vitima. 

Outro ponto interessante foi ver cada integrante da lista ganhando histórias paralelas, além de sua interação com Hannah Baker. Ver como cada um lida com a perda da personagem e como agem quando estão com seus familiares logo em seguida como se a culpa que sentem desaparecesse. Todos estão com medo, pois alguns lutam para esconder o que pensam, mas sabem que uma garota morta não teria porque mentir. As fitas é uma revelação da verdade, uma prova. E Clay entendi isso melhor que ninguém, lutando para que a verdade apareça, afinal não se trata só de Hannah há muitos outros motivos.


Hannah vê sua vida ser despedaçada a cada amizade quebrada, a cada experiência mal sucedida, não é só o bullying que a incomoda, em sua mente, ela sente que fez algo que gerasse tudo isso, mas está claro que não é sua culpa, ela é a vitima. Em contra partida vemos Clay ser um jovem tão seletivo com amizades quanto Hannah, seguindo a mesma linha de pensamentos da jovem mas pelo contrario dela, Clay não se importa com o que as pessoas pensam dele, isso não é importante. Essa segurança Clay versos insegurança de Hannah entre pessoas tão semelhantes é o que faz você refletir se tudo que aconteceu não poderia ter outro final. Mas "Os 13 porquês" fala de fatos que podem acontecer na vida real e situações preconceituosas por vezes são cruéis.

Além do bullying, do suicídio,  do acidente que acaba atingindo também um dos alunos da escola por algo decorrente a atitude de alguém que está nas fitas (ahh esse momento também foi difícil de superar) também temos outro tema polemico mencionado em "Os 13 Porquês", a violência sexual. Primeiro Jessica, depois Hannah foram cenas pesadas, que causaram desconforto. Acredite se você leu o livro, vai gostar ainda menos de Bryce depois que assistir a série.  É algo muito sério, que foi feito de maneira profunda e real. Hannah viveu aquilo, foi o ponto máximo, a gota d'água para sua decisão, é um ponto crucial do livro e com certeza marcou a série também. 

Para finalizar a série também deixou lacunas abertas sobre o destino de alguns personagens. Diferente do livro os pais de Hannah tem conhecimento dos áudios das fitas, Alex mostra que a atitude de Hannah também o agiu drasticamente a ponto de fazer algo que pode ser irreversível. Sr. Potter recebe as fitas de Clay pulando a ordem dos fatores e Bryce que é o "porque" doze acaba descobrindo por Justin das fitas, será que ele será preso? Qual será o destino de Jessica? Será que ela criou coragem e revelou tudo para seu pai? Qual o destino de Clay, Sky e Tony? 

Eu estou torcendo para que tenha uma segunda temporada, por mais que tenham sido 13 episódios de 1 hr, não  foram suficientes para matar toda curiosidade que ainda restou. #Recomendo a série "Os 13 Porquês" com certeza assistiria de novo! Vale a pena conferir! 

Para você que ainda não assistiu a série , Confira o trailer abaixo:


2 comentários:

  1. Adorei esse Cinebook, flor! Sou fã do livro desde o ano passado e virei fã da série também, vou até fazer um post do livro X série. E com certeza vou assistir novamente, rs.

    Beijoooo

    ResponderExcluir

Atividades do Blog