segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Resenha | Castelo Animado • Diana Wynner Jones – Livro 1

 


Autor: Diana Wynner Jones 
Editora: Galera
Páginas: 368
Avaliação:
    


Sophie é uma jovem que trabalha na chapelaria de sua família, quando em determinado dia a Bruxa das Terras Desoladas faz uma visita e a amaldiçoa, a transformando em uma senhora de 90 anos. Sem saber os motivos que levaram a bruxa a fazer tal feito e sem saber como reverter a situação, Sophie sai sem rumo e acaba parando em um fantástico castelo comandado pelo Mago Howl, que tem a reputação de devorar o coração das moças do povoado. Porém, isso não assusta Sophie, que passa a trabalhar para o mago, promovendo uma grande mudança na vida de Howl, Michael (seu aprendiz) e Calcifer (o demônio do fogo) responsável pela magia do local.

Eu não assisti a animação, esse foi o meu primeiro contato com a história. Quando a editora Galera lançou o box do Castelo Animado, eu gostei muito, já adquiri o meu, e como minhas últimas leituras estavam sendo um pouco pesadas, decidi iniciar essa história como um respiro, acreditando ser um livro alegre, divertido e foi uma excelente escolha.

O livro tem toda uma atmosfera de magia, onde todos os personagens estão ligados de alguma maneira com algo fantástico, tornando a leitura prazerosa para os amantes de fantasia. Eu li muito rápido os primeiros capítulos e apesar de ser um livro infanto-juvenil com elementos que atraem mais o público infantil, toda a narrativa é muito bem elaborada, com personagens cativantes que fazem a gente quer saber o que vai acontecer até as páginas finais.

De início a preocupação de Sophie é se suas irmãs a reconheceram após a maldição e como ela pode quebrar esse feitiço, mas a medida que ela fica no castelo animado, mesmo que ainda tenha isso em mente, ela passa a se preocupar também com o mago, vendo ele com olhos diferentes e percebendo que apesar dos boatos, ele tem um bom coração. Sua interação com os outros membros do castelo e com os demais personagens que vão aparecendo na trama também ganham destaque, proporcionando momentos divertidos e alguns de tensão.

A medida que as páginas avançam, descobrimos os motivos que levaram a bruxa a amaldiçoar Sophie, como o mago também teme a bruxa por conta de uma maldição e como todos os personagens da narrativa acabam tendo suas histórias entrelaçadas devido a tudo que aconteceu e continua acontecendo por conta da magia que os atingiu de diferentes formas.

Esse livro atende tanto o público infantil quanto o adulto, por trazer elementos de magia, com uma narrativa dinâmica, com momentos felizes e também dramáticos. Com uma escrita divertida e envolvente, que prende o leitor graças aos seus personagens carismáticos.

Minha única observação é que o livro não segue o mesmo ritmo até o final. Ele tem alguns momentos que acabam sendo mais envolventes que outros. Então, eu comecei a leitura de maneira bem fluída, mas por conta dessa alternância entre pontos de impacto e acréscimos de informações, fez com que meu ritmo diminuísse, até o ponto que me acostumei com esse padrão e voltei a ler rapidamente.

Acredito que o Castelo Animado é um ótimo livro para quem está saindo de uma ressaca literária, ou está lendo muitos livros com assuntos pesados, e também para quem é um amante de fantasia já que o livro está recheado de magia do início ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha | Castelo Animado • Diana Wynner Jones – Livro 1

  Autor:  Diana Wynner Jones  Editora:  Galera Páginas:  368 Avaliação:         Sophie é uma jovem que trabalha na chapelaria de sua família...