quarta-feira, 22 de março de 2017

Cinebook | Episódio 2x10 – A luz do Amanhecer (Shadowhunters) #38


Avaliação:
      

ATENÇÃO: Este texto contém SPOILER! Caso não tenha assistido ao episódio não leia o conteúdo abaixo.


Enfim chegamos a 2A, fim da primeira parte da segunda temporada de Shadowhunters. Como mencionei na postagem anterior esperava muito desse episódio, pois estava curiosa para saber se os produtores conseguiriam resolver alguns fatos que não estavam muito bons na série.  Apesar de a mesma não estar exatamente como nos livros, fiquei muito feliz com o resultado que este décimo episódio alcançou, colocando pontos chaves da história em seu enredo favorecendo as cenas e surpreendendo ainda sim seus fãs e telespectadores.



Após seqüestrar Simon, Valentim usa Madzie para invadir o Instituto. Admito que ver o Instituto ser tão vulnerável na série é algo que tem me incomodado um pouco (Qualquer ser do submundo entra a hora que quer, isso está uma bagunça!), pois nos livros a imagem criada da residência dos caçadores de sombras é totalmente oposta, se tem uma sensação de algo sagrado, o lar deles é sua fortaleza e mesmo gostando da personagem de Madzie, vê-la conseguir algo tão grandioso,  sendo  “uma criança feiticeira” forçou um pouco a barra. Apesar de “guelras” serem associadas a peixes (apenas uma observação) ainda sim, foi criativo usá-las para tirar o ar de todos os seres a sua volta. Outro ponto interessante foi ver a lealdade que Madzie possuí. Afinal a menina protege Alec trancando no elevador para que não seja atingindo pelo seu feitiço. Muito fofo de sua parte Madzie!



Assumindo o controle do Instituto Valentim faz a sua ameaça, dizendo para Clary que se ela não aparecer para ativar a espada alma, Simon terá uma morte que ninguém desejaria. Como sempre Simon está em perigo... Pobre Simon! Mas, o que chama atenção nesta cena é Luke dizendo que Cleophas desapareceu. Isso é suspeito ainda tenho dúvidas de que lado ela está. A irmã de Luke não aparece até o final deste episódio, então só saberemos o que ocorreu quando a série retornar. Outro fato curioso é Dot reaparecer, gente essa mulher não morre?! (Até Jocelyn que não morre nos livros se foi e Dot não...#IncoformadacomIsso). E como padrão quando Dot aparece coisa boa não acontece.



O loft de Magnus também já virou “A casa dos Refugiados”, precisa-se de proteção, então vá para casa do Magnus, tipo isso... E assim Clary, Jace, Luke e Dot fazem. Assim nosso Alto Feiticeiro do Brooklin dá a confirmação que todos estavam esperando sobre a visão que o anjo Ithuriel revelou a Clary e Jace no episódio 07.  O feiticeiro revela que por ser seres superiores anjos de comunicam com metáforas, que Morgenstern significa estrela da manhã como Lúcifer, que na verdade a visão diz que um Morgenstern demoníaco pode destruir a espada alma e também pode se destruir neste processo...Sim, gente! Essa foi uma confirmação oficial que Sebastian finalmente está chegando!



A ação se inicia e vemos o elenco se dividir para cada um impedir as atitudes de Valentim a seu modo. Porém Simon mesmo preso procura ter uma conversa com nosso vilão, tentando convencê-lo a ser um pai melhor (Isso, nunca será possível), como isso termina? Uma espada na garganta de Simon, seu sangue jorrando e Clary tendo menos de uma hora para salvá-lo. Tenso! A corrida para sua salvação começa! Todos os personagens são guiados para o Instituto pelos seus propósitos.



Desesperada Clary pede a Magnus para levá-la para o Instituto, mesmo relutante Magnus faz. Em outro ponto Jace e Luke também seguem para lá após o telefonema interrompido com Alec e Maia agindo como uma louca ao se jogar na frente do carro. A personagem de Maia começou tão bem, mas já está começando a ficar chata suas implicâncias fora de hora...Enfim logo os seres do submundo percebem que matar Clary é o menos importante comparado com a magnitude do que a espada alma pode fazer ou seja destruí-los e assim todo o elenco se junta para o combate contra Valentim.


 A maior curiosidade desse episódio era quem seria responsável pela transformação de Simon. Havia a suspeita que Clary a faria, pelo seu recente relacionamento amoroso com o vampiro, se isso ocorresse os fãs do livro com certeza ficariam muito decepcionados. Pensando nisso, parece que os produtores resolveram usar isso a favor da série, utilizando uma certa runa de mudança de forma que todos não aguentavam mais ver em cena. Ponto para produção, finalmente algo útil para essa runa!


Quando Clary se entrega a Valentim dando seu sangue para Simon, o primeiro pensamento que tive foi que o resto de esperança que a série tinha para evoluir tinha indo por água abaixo, pois seria uma modificação irreversível para história, mas então algo aconteceu...Não era Clary e sim Jace! Como nos livros Jace deu seu sangue a Simon, Pelo anjo! Isso foi a melhor coisa que poderia acontecer! Ainda há esperanças para Shadowhunters!



Agora falando de Izzy, finalmente seu flerte com Rafael teve um fim neste episódio e vimos que a guerreira dentro de si ainda existe. Como final da primeira parte da temporada seria decepcionante ver a personagem encerrar sua enrendo de maneira "fraca". A referencia com a série "As peças Infernais" foi válida, mas seu envolvimento com Rafael não convenceu (apesar de os autores terem química em cena). Outro momento glorioso de Izzy foi vê-la lutar, salvando seu irmão Alec e Alderthee que tinha acabando de relatar sua triste história amorosa com uma lobisomem. Francamente o mundo acabando e Alderthee agindo como vitima relatando fatos, acorda cara! Alec não é alguém que costuma se comover com alguém que fez algo para sua família, ainda mas sua irmã.


O melhor final, para o melhor episódio da 2A

Só o fato de saber que seguiram a narrativa dos livros fazendo Jace salvar Simon já tinha sido significativo para os fãs dos livros, mas os minutos finais  ainda teriam muito para mostrar, tornando este o melhor episódio da temporada.


Clary e Magnus entram no Instituto. Enquanto o feiticeiro salva a pequena Madzie mostrando-lhe a verdade, Clary exibi suas habilidades de luta, porém acaba sendo pega por Valentim que leva ao encontro da espada alma. Então vemos o segundo fato importante se desenrolar.  Jace e Simon conseguem impedir temporariamente o vilão e Jace tem a chance de destruir a espada, mas não tão rápido...Como os leitores já sabiam, Jace não possui sangue demoníaco e assim como Clary também tem sangue puro do anjo Ithuriel em suas veias. Dessa maneira Jace, Clary e Simon descobrem a primeira das muitas mentiras de Valentim. O fato também contribui para entendemos porque Simon não morre quando Valentim usa a espada contra as criaturas do Submundo, o sangue de anjo pulsa dentro dele agora e já o está modificando.

(Obs: A única coisa que ficou sem sentido nesta cena foi Rafael sair ileso dizendo que assim que percebeu correu mais rápido, se todos são submundanos e se todos tivessem a mesma ideia então teriam conseguido fugir ilesos ? Enfim ficou sem sentido.)

Para fãs #Malec essa primeira parte com certeza se encerrou com muito amor. Após o desespero de Alec, acreditando que Magnus tinha morrido por estar dentro do Instituto, encontrá-lo pela manhã foi realmente um alivio. Isso fez com que Alec compreendesse a importância que o feiticeiro tem em sua vida e como uma situação de vida ou morte pode revelar seus mais profundos sentimentos.  Alec e Magnus finalmente se declaram um para o outro em um singelo: Eu Te Amo. Foi uma cena meiga e linda de se ver!

Mas falando do momento que todos esperavam neste episódio, a transformação de Simon em Diuno aconteceu de maneira natural, simples e simbólica. Quando Simon enfim nota que a luz não o queima, fica a sensação que ele finalmente reconquistou uma parte de si que não conseguia ter a muito tempo. Um momento a sós, consigo mesmo. Absorvendo seu novo eu por completo. Foi muito tocante, como a grande maioria das cenas de Alberto Rosende tem sido. Emocionante. 

Por fim, Jace finalmente descobre que não é filho de Valentim e Jocelyn, que Clary nunca foi sua irmã. Depois de uma conversa com seu parabatai Alec , o jovem resolve contar a Clary, mas o destino resolve não colaborar já que neste mesmo momento Simon está revelando seu novo "status" para amada. É compreensível essa saída dos produtores, pois ainda há muitos fatos para serem desenvolvidos se comparado aos livros. E a confirmação vem na última cena do episódio, sim Sebastian aparece carregando a espada alma, o que significa que está trabalhando para Valentim. Acredito que este episódio conseguiu passar a mensagem que apesar de todas as diferenças de enredo ainda pensam em utilizar os fatos principais da história.

Shadowhunters retorna dia 05 de Julho,  com mais 10 episódio que completará a segunda temporada da série.   

Para você que ainda não assistiu este episódio de Shadowhunters e não viu o anuncio do elenco sobre a 2B, Confira os videos abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário