terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Resenha | Maze Runner - Ordem de Extermínio - James Dashner - Livro 4





Autor: James Dashner
Editora: V&R
Páginas: 381
Avaliação: 
   


  Aqueles que viram a minha resenha sobre o livro A Cura Mortal, perceberam que apesar de classificá-lo de maneira "positiva", ficou evidente a minha frustração correspondente ao final da trilogia. Uma das coisas que mais me incomodou foi o fato de sobrarem tantas lacunas abertas sem explicação. Então, estava muitíssimo curiosa sobre Ordem de Extermínio, e o mesmo não só atendeu as minhas expectativas, como também me surpreendeu por trazer uma trama envolvente, diferente, mas interligada diretamente com os protagonistas Thomas e Teresa do plot principal da trilogia Maze Runner.
 Em Ordem de Extermínio há uma breve introdução sobre o exato momento que Thomas e Teresa são separados, para que o rapaz seja enviado a Clareira. Primeiramente parece que o autor está apenas usando fatos conhecidos para prender o leitor, mas se tem algo que aprendi é que em algumas histórias o prólogo tende a ser crucial para o desfecho da narrativa e esse é exatamente o caso deste livro. 
A seguir, somos apresentados ao momento "chave" da série Maze Runner: Como tudo começou, como o vírus surgiu, como tudo chegou ao caos e como Thomas e Teresa foram parar no CRUEL. Olha aí, aquelas lacunas da Cura Mortal sendo respondidas! Pontos para James Dashner!
Mark, Trina e Alec fazem parte de um grupo de sobreviventes após o mundo ser devastado pelas chamas solares. Juntos com seus amigos, eles procuram a cada dia superar as dificuldades de sua nova realidade, buscando sempre uma maneira de seguir adiante. Porém, tudo fica ainda pior quando bergs atiram dardos contra as pessoas com um vírus altamente contagioso. Dentro de um cenário de perdas crescentes, eles encontram Didi, uma garota que apesar de atingida por um dardo infectado, mostra-se imune ao fulgor. 
Ler este livro, fez com que me lembrasse o porque gostei de Dashner, quando li Correr e Morrer, ele é intenso, detalhista, faz o leitor sentir o peso de cada ação colocada na narrativa, lembrando-o que haverá uma consequência quando os humanos alteram através de meios inadequados o equilíbrio natural das coisas. Resumindo, James Dashner se assemelha muito com Suzanne Collins (escritora de Jogos Vorazes), ele faz o leitor sair no universo Maze Runner e pensar em seu próprio meio ambiente, usando a ficção para chegar em reflexões que vão além da história que criou, escritores assim, são admiráveis em minha opinião. 

ATENÇÃO SPOILER:

" Tudo o que Mark havia testemunhado na última semana tinha sido sancionado pelo governo interino que representava o mundo todo afetado pelas chamas solares. Não era obra de terroristas ou uma iniciativa de pessoas loucas. A ação havia sido aprovada e executada com a intenção de controlar a população; de exterminar áreas inteiras, deixando mais recursos para os que sobrevivessem." - Pág. 344

Este breve trecho, deixa claro que o próprio governo o CCP ( Comitê de Controle de População) criou o vírus, ocasionando a contaminação e não conseguindo controlar o mesmo, chegando ao ponto que vimos em Correr em Morrer. Mesmo que suspeitasse, ter a certeza de como os fatos aconteceram, dando razão as convicções futuras de Thomas contra o governo, foi sem dúvida um dos melhores momentos deste livro. Além de finalmente, Dashner presentear o leitor, explicando como o CRUEL deu inicio as buscas por jovens que supostamente eram imunes ao vírus e levando o leitor a concluir apenas no epílogo que Ordem de Extermínio não é apenas a nome da ação de propagação do Fulgor, mas também, a verdadeira história de Teresa que é apresentada como Didi. E, claro que não posso esquecer o principal, finalmente o autor conta como Thomas foi para o CRUEL. Obrigada Dashner!

Li Ordem de Extermínio em busca de respostas e encontrei todas elas, este é um dos melhores livros da série Maze Runner e vale muito à pena conferir! Super #recomendo a leitura.



Um comentário:

  1. Oi K, tudo bom?
    Bo, eu estava lendo sua resenha, mas, vi alguns spoilers, e como pretendo ler essa saga esse ano, eu parei com a leitura, hahahah!

    Beijoooo

    ResponderExcluir

Atividades do Blog