segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Resenha | Caçadora de Estrelas - Raiza Varella




Autor: Raiza Varella
Editora: Verus Editora
Páginas: 448
Avaliação:
      


Da dor, ao amor.

Como disse diversas vezes ao longo da leitura no meu histórico do skoob, sentia como se estivesse lendo um roteiro de uma novela. Isso porque, este livro adota uma dinâmica diferente, sendo imprevisível ao longo das páginas. Quando iniciei, lembro de ter pensado que estava lendo mais um romance clichê, que acaba decepcionando, trazendo coisas repetitivas já conhecidas. Porém mesmo que este livro a principio tenha elementos para isso, as reviravoltas fazem o leitor refletir sobre como o tempo é algo precioso em nossas vidas e como isso se aplica até mesmo no amor. 
Eva é uma mulher mimada e egoísta que acredita que o mundo gira apenas ao seu favor. Além disso, é impulsiva, cometendo muitos erros na área amorosa, magoado quem está ao redor por pensar somente em si. Após abandonar sua família e amigos por uma paixão indo para fora do país, mais uma vez, quando tudo dá errado ela retorna, esperando que todos a acolheram de braços abertos, dispostos a fazem o possível para curar suas dores. Porém, cansados dos problemas fúteis ocasionados por Eva, eles decidem ensiná-la uma boa lição. 
É difícil falar desse livro sem dar muitos spoilers, porque a cada página vai sendo construindo um degrau para a mudança na personalidade da protagonista. Há diversos fatores que fazem Eva ter essa insegurança emocional ao longo da vida, e só compreendemos tudo que a forma, ao final da leitura. Entenderia, se alguns leitores abandonam-se esse livro, pois o fato dela querer tudo ao seu modo no começo da trama, é irritante (rs). Mas, dê uma chance à história pessoal, pois o livro é em narrativa alternada, onde também temos a visão de Gabriel, o melhor amigo de Eva. 
Gabriel é alguém totalmente altruísta, que faz tudo pelas pessoas, abrindo mão de seus desejos, principalmente por Eva, seu primeiro e único amor de infância. Já entendeu o clichê né? Os opostos se atraem! Quando é revelada essa informação parece a trama vai se resumir em Gabriel versos tudo por Eva, até que uma reviravolta que muda completamente o andamento do livro; O que me agradou muito, mudando totalmente a minha experiência em relação à narrativa. 
Todos os personagens estão conectados de uma maneira muito profunda e dolorosa. Com grande carga emocional por conta de segredos e responsabilidades. Existindo reflexões referentes ao tempo que temos para viver ao lado de alguém e quanto tempo desperdiçamos quando não seguimos nossos sentimentos, o nosso coração. Gabriel e Eva me conquistaram, não apenas por sua cumplicidade, amizade, mas também por evoluírem um com outro diante das dificuldades. Gabriel nunca abandou Eva e quando ele mais precisa, Eva aprende a lição mais valiosa da sua vida, o amor muitas vezes exige sacrifícios. Ela tira a venda de seus olhos e compreende que a estrela que sempre buscou estava bem mais perto do que ela imaginava. Este livro deixa a lição: O tempo é algo valioso, use-o com sabedoria. #Recomendo. 

ATENÇÃO: A CONTINUAÇÃO ABAIXO CONTÉM SPOILERS.

Um dos momentos que mais me tocou neste livro foi à doença de Gabriel e o fato dele querer se afastar do amor de sua vida neste momento crucial. Foi triste (até chorei por conta disso), pensar que depois de tanto tempo amando em segredo sua melhor amiga ele levasse esse sentimento para o túmulo. Quando Eva descobriu e decidiu ficar ao lado dele foi um alivio. Ela foi altruísta, cuidou das feridas físicas e emocionais, do sentimento de ambos, sendo madura. Foi uma troca admirável. Eva e Gabriel perderão suas mães tragicamente e cada um ao longo da vida, criou seu próprio bloqueio e defesa por isso. Mas quando Gabriel descobre que está com câncer e Eva finalmente entende que o ama, parece ser tarde demais. Tudo no livro indica isso. Torci muito, muito mesmo para que Gabriel sobrevivesse a cada página que lia, foi um sofrimento até o final. Queria dar essa chance a ele de viver o amor, pois seu tempo estava acabando, foi angustiante. Então, obrigada Raiza Varella por dar a vida a esse personagem tão carismático e emocionante. Acredito que a maior lição desse livro seja que independente da situação, você sempre deve dizer o que sente, e lutar pelo que acredita, pois não há como saber o vai acontecer no dia de amanhã. Viva intensamente cada momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades do Blog