Avaliação:







ATENÇÃO: Este texto contém SPOILER!

Após finalizar a leitura do livro que inspirou o filme, corri para assistir a adaptação. O livro consegue transmitir toda a mensagem, seu impacto, tendo muito mais informações dos personagens em questão, porém apenas o filme me levou as lágrimas.



Alguns fatos são alterados no filme para melhor andamento em tela, como por exemplo:

• No filme Einar apanha por dois homens preconceituosos e Henrik (amor de Lili) é um homem homossexual sendo apenas um amigo após a mudança de gênero do protagonista. No livro o primeiro item não existe e Henrik apesar de descobrir que Lili é Einar ele não ama um gênero e sim a alma da pessoa por quem se apaixonou, então quando eles se reencontram Hans quer viver esse amor independente da imagem exterior Einar(Lili). Seria lindo ver isso em cena. Mas hoje é compreensível que os roteiristas queiram mostrar o preconceito e as diferenças entre o homossexualismo e a transexualidade, então acaba sendo válida a mudança na adaptação.
Sobre o final, o que posso dizer é que por se tratar da vida de pintores, a questão visual do filme foi muito bem elaborada, contribuindo para a atmosfera que evolve o criador e sua criatura. Durante sua vida como Einar ele por muitas vezes retratava em suas telas o pântano em que viveu na infância, e o sentimento que fica quando o local real aparece em cena é que a maior arte que Einar criou foi Lili (exatamente como o autor do livro cita em suas páginas), como se ele repeti-se suas telas a procura de algo que lhe faltava. Em outras palavras todas as partes que formavam Einar criaram Lili no final das contas, mesmo que ele insistisse em dizer que ambos fossem pessoas diferentes presas em um mesmo corpo. Quando Gerda o beija na boca antes de sua última operação e ele chora compulsivamente como Lili é como se naquele instante sua ficha enfim caísse. Einar buscou seu maior objetivo, seu maior sonho e conseguiu se tornar em quem sempre quis ser verdadeiramente no final de sua vida. Enfim, uma bela história de amor incondicional muito emocionante. #Recomendo
Confira o Trailer Legendado abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário