segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Resenha | Intimidade - Alexandre Tavares (Resenha Escolhida - Dezembro)



Autor: Alexandre Tavares
Editora: Círculos das Artes
Páginas: 128
Avaliação:
      


Sabe a frase que diz: "Um passo a frente e já não se está no mesmo lugar", pois é, este livro relata bem isso. Este é o segundo livro do autor que leio, e Alexandre Tavares escreve de um jeito muito realista principalmente quando o assunto são os relacionamentos. Realmente o envolvimento entre leitor e escrita neste caso acaba sendo quase que automático. 

"Intimidade" conta a história dos namorados Alan e Rodrigo, juntos a algum tempo eles estão apreendendo a lidar com as suas diferenças. Apesar do amor que sentem um pelo outro, Alan começa a sentir falta da sua antiga vida de solteiro, entrando em conflito com a solidez de Rodrigo que não tem dúvidas que Alan é a pessoa que passaria o resto da vida ao seu lado.

Apesar de ser um relacionamento homossexual, a medida que as páginas avançam é possível ver que independente do gênero, os problemas apresentamos no livro poderiam acontecer com qualquer casal. Entregar uma parte sua a outra pessoa, privando-se de certa forma de sua liberdade para atender as necessidades do seu parceiro, após toda a rotina que invade a maioria dos relacionamentos atuais, para alguns isso pode ser tornar uma tarefa muito difícil. Mas o grande dilema é como agir quando essa fase do relacionamento chega, toda ação gera uma reação, e saber aceitar as consequências de suas atitudes é a verdadeira questão em jogo e o personagem de Alan representa essa dramática realidade com perfeição. 

Por outro lado, apesar de toda dor que Rodrigo enfrenta pelo caos que sua vida amorosa se torna, é impressionante como o personagem amadurece, cresce ao enxergar a si primeiramente, após o tempo que via apenas Alan como única forma possível de felicidade. Isso também é algo que infelizmente acontece com muitas pessoas hoje em dia. Felizmente para Rodrigo as coisas terminam bem, mas o personagem realmente é alvo de reflexão. Se amar é evoluir juntos, anular seus desejos e vontades pode ser considerado um sacrifício em nome do amor? Independe de um relacionamento ambos precisam trilhar seus próprios caminhos, conquistar seus objetivos e saber que aquela pessoa está em sua vida para adicionar pontos positivos e não negativa-los, então diria que Rodrigo é certamente alguém que soma sempre na vida de alguém, e foi extremante bom ler sobre sua superação. Torci muito para verdadeira felicidade do personagem. 

Spoiler a parte, Henrique muito obrigada por existir, ser tão sincero e compreensivo com seu melhor amigo. Sabe como é pessoal, às vezes tudo que deseja, pode estar bem ao seu lado o tempo todo. Basta reparar nos detalhes...

Tirando a história central, os demais personagens na narrativa são cativantes tanto quanto os protagonistas e seus enredos muito envolventes. 

Para finalizar como o próprio título sugere, o livro aborda todos os aspectos da intimidade de um casal, isso incluí cenas adultas, então leia com a mente aberta sem preconceitos. Acima de qualquer coisa este livro fala de amor de maneira real, intensa em seus momentos bons, de perda e de dor. Gostei muito do desenvolvimento da trama e das reflexões colocadas em questão. #Recomento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades do Blog