quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Resenha | Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare - Livro 6




Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 532
Avaliação:
      



O livro encerra a segunda parte da série Os instrumentos Mortais, composta de: Cidade dos anjos caídos e Cidade das almas perdidas, finalizando também todo o ciclo dos cinco livros anteriores. Entretanto, o livro presenteia o leitor com um pouquinho do que virá nas próximas séries que compõem “As crônicas dos caçadores de sombras”. Dessa forma, Cidade do fogo celestial contém spoilers da série “As peças infernais” e dá abertura para a série “ Os artifícios das trevas.” Outro livro que está associado a este é Academia dos Caçadores de Sombras, que se passa após os acontecimentos finais de Cidade do fogo celestial.

Enfim mais uma série concluída! Admito que "Cidade das Cinzas" era o meu favorito até ler "Cidade do Fogo Celestial". Na minha opinião, este é o melhor livro da série, porque ele abre novas possibilidades para o universo dos caçadores de sombras, encerra vários ciclos e o fato de estar familiarizada com os personagens, talvez tenha colaborado. 

Neste livro Sebastian retorna, tornando-se a grande ameaça que atormenta o mundo das sombras. Enquanto Jace tenta lidar com o fogo celestial que agora domina seu corpo, seus amigos ficam a cada segundo mais encurralados com o caos que Sebastian tem causado ao criar com cálice maligno, os Crepusculares (Caçadores de sombras com alma demoníaca). Assim, uma guerra se inicia quando Sebastian decide matar seres do submundo e sequestrar os representantes da Clave.

Diria que o livro se divide em três partes: A guerra, a perda e o amor. A narrativa de Sebastian possuí estes três elementos. Ele começa uma guerra com seus semelhantes e seres do submundo apenas pela obsessão que alimenta por sua irmã Clary. E mesmo tendo consciência de toda influência que Valentim teve em sua vida, não há como dizer que o personagem executa suas ações baseadas apenas em ódio. Mesmo com todas as suas atitudes ruins e sua forma estranha de amor, torci muito pela regeneração do Sebastian. Mas Cassandra Clary, escreveu um final brilhante para Sebastian e me emocionei muito com seu desfecho. 

A narrativa não está focada em um personagem específico e todas as histórias, em seus diferentes ângulos acabam se entrelaçando com o enredo do vilão. O romance e a dor assumem os relacionamentos. Todos os casais ficam inseguros, pensando que pode ser último momento deles juntos. Isso faz com que se arrisquem e lutem pelos seus parceiros de forma intensa, por acreditarem que pode ser o fim a qualquer momento. Eu gostei bastante disso, porque foi muito forte, profundo e totalmente romântico (mesmo nos instantes mais tristes).

Para fãs #Malec este realmente é o livro com mais reviravoltas para o casal. Magnus finalmente compreende que o passado não pode ficar aprisionado para sempre dentro de si, oferecendo a estabilidade que faltava para Alec. Alec por sua vez, entende que uma vida sem Magnus equivale a nada e quebra seu orgulho entregando-se totalmente aos seus sentimentos. 


"Prova de que quero dar a você algo que nunca dei a ninguém: meu passado, a verdade a meu respeito. Quero compartilhar minha vida com você, e isso significa hoje, o futuro e todo meu passado, se você quiser. Se me quiser." ( Magnus para Alec) Pág. 489 

"- Mesmo que fossem apenas dias, eu ia querer passar todos com você. Isso significa alguma coisa? 
- Sim - respondeu Magnus. - Significa que a partir de agora tornaremos todos os dias importantes." (Alec para Magnus) Pág. 519" 


Outro casal em destaque em Cidade do Fogo Celestial é #Sizzy. Sim! Finalmente depois de cinco longos livros termos um romance entre Isabelle e Simon, e com isso, cenas muito engraçadas de ciúme da parte de Alec por sua irmã. 

O livro marca o fim e um novo começo para os personagens de: Clary, Jace, Alec, Magnus, Izzy, Jocelyn, Luke, Simon, que terá que recomeçar depois do seu grande feito, só quem leu sabe ( porque foi um momento impactante na história, que terá consequências futuras). Assim, como Emma e Julian, novos personagens que foram incluídos no final do livro e terão que lidar com fatos importantes. Sou mega fã dessa série e da escritora Cassandra Clare e super indico para todos que curtem histórias fantásticas. #Recomendo



2 comentários:

  1. Oi K!
    Finalmente estou de férias e vou poder estar sempre por aqui, afinal, deu pra notar que andei sumidinha, ahahaha... Eu queria te perguntar se você foi na Comic-Con e nunca lembrava. Então, estou perguntando, rs, você foi?
    Quantos livros têm nessa série?

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cecy,

      Tinha alguns compromisso no final de semana da Comic-con queria muito ter indo, mas fica para próxima. Acompanhei apenas pela internet mesmo. A série dos "Instrumentos Mortais" são 6 livros, que são:

      • Cidade dos Ossos • Cidade das Cinzas • Cidade de Vidro
      • Cidade dos Anjos Caídos • Cidade das Almas Perdidas • Cidade do Fogo Celestial

      Beijo.

      Excluir

Resenha | Castelo Animado • Diana Wynner Jones – Livro 1

  Autor:  Diana Wynner Jones  Editora:  Galera Páginas:  368 Avaliação:         Sophie é uma jovem que trabalha na chapelaria de sua família...