sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Resenha | Depois de Você - Jojo Moyes - Livro 2 (Resenha Escolhida-Novembro)



Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Avaliação:
      




Aii este livro... simplesmente apaixonante!

Após a morte de Will Traynor, Louisa Clark tenta continuar sua vida em meio a imensa dor que ainda alimenta por conta do luto. Sua rotina se torna ir para o trabalho como garçonete em um pub no aeroporto em Londres e voltar para sua residência. Até que de repente tudo muda: Após um acidente, ela é praticamente obrigada a voltar para casa de seus pais e relembrar os fatos do seu passado que ainda estão intensamente vivos em sua memória.

Gostei muito da forma como Jojo Moyes deu sequência a história Louisa, mantendo a essência da personagem intacta. Naturalmente quando lemos o primeiro livro "Como era antes de você" pensamos que depois de tudo que aconteceu entre Lou e Will, a protagonista finalmente busque algo para si, comece a ter objetivos e aproveite a vida ao seu redor, porém em "Depois de Você" a escritora conseguiu evoluir a personagem aos poucos, sem pressa me cativando novamente pela forma realista que as coisas acontecem.

Sim, quando uma história se encerra outras precisam começar...

Quando pensava na continuação para Lou uma das frases que vinha na minha cabeça era:
"Dessa vez, essa garota precisa ter um final feliz, gente"

E como esse pensamento continuou ao longo desse livro...Isso foi muito angustiante! Senti todo tipo de sentimento amor, raiva, compaixão, sensibilidade, tristeza entre diversos outros enquanto lia. Parecia que Louisa era uma espécie de 'imã' para problemas e eu pensava: 
"Poxa, vida! Ela merece ser feliz, já! Não é justo!"

Por outro lado Loiusa faz suas escolhas, ela segue um caminho as vezes errado, outros certo, sempre tentando continuar em frente, sempre em frente e por isso que a história conquista o leitor.

Não quero dar spoilers, então o que posso dizer é que os novos personagens ganharam totalmente meu coração, estou apaixonada por Lily e Sam. Como praticamente grande parte da história se resume a Lily e ela é o maior spoiler dessa continuação, vou dizer apenas que sua relação com a vida de Louisa é fundamental para que a protagonista enxergue uma nova perspectiva para sua vida. Lou sente que perdeu seu grande amor, mas acima de tudo um parceiro confidente, um amigo que não vai mais voltar e Lily, traz um pouco de Will de volta com todas as suas loucuras adolescentes, faz o leitor pensar se Will já foi tão maluco assim um dia, enfim isso foi brilhante Jojo!

Agora falando de Sam, nossa que perfeição é este personagem! Culto, inteligente, sensível, sempre falando as coisas certas, compreensível, sendo paciente com Lou, fazendo-a ver o melhor de si mesma, sendo alguém totalmente altruísta e sincero com relação aos seus sentimentos, procurando sempre ajudar o próximo, enfim amei este personagem e Lou não poderia ter encontrado alguém melhor para ajudar a superar sua dor e ajudá-la a seguir em frente. 

" Seguir em frente não significa que você amou menos Will, sabe. Tenho quase certeza de que ele diria isso."

"Ele continuaria ali, observando meu avião ganhar velocidade e subir na imensidão do céu azul. E, com sorte, estaria ali, me esperando, assim que eu voltasse."

Todos os personagens do primeiro livro ganham um final justo neste livro, fechando um ciclo, menos Louisa. Sim, você não leu errado! Jojo Moyes deixou algo nas entrelinhas, sugerindo a possibilidade de uma continuação então talvez esse possa ou não ser o fim da história de Louisa Clark...Será que tem mais, por vim? Vamos Aguardar!
#Recomendo

2 comentários:

  1. A autora realmente fez um bom trabalho nos seus livros, e esse segundo livro melhor ainda. Parabéns pela resenha.

    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderExcluir

Atividades do Blog