segunda-feira, 8 de julho de 2019

Curiosidades | Minha leitura de Abril


Acho que estou devendo alguns leituras a vocês, né leitores? Então vou começar com Abril.

Eu li apenas um livro em Abril, acreditando que novamente seria mais um mês sem novidades em relação a leitura, porém tive uma bela surpresa quando o livro "A gata do rio nilo" veio para as minhas mãos por indicação do meu colega de curso, Davi Nagai. Sim leitores, eu costumo ler as indicações de vocês, muitas vezes antes dos livros que já fazem parte da minha meta literária anual, fica a dica. Apesar de não ser um gênero literário que estou acostumada, gostei muito dessa leitura aonde cada detalhe é de extrema importância para compreensão total da narrativa. O livro apresenta várias versões da mesma história, escrita em diferentes períodos artísticos como: Barroco, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Modernismo e Pós-Modernismo. Cada tempo apresenta um ponto de vista de um personagem especifico, trazendo pistas para enfim completar o labirinto enigmático construído ao longo das páginas pela brilhante escritora Lia Neiva.  

A Gata do Rio Nilo - Lia Neiva


Admito que ao iniciar a leitura tive um pouco de dificuldade de acompanhar a narrativa pois a mesma, também é escrita de acordo com o tempo do capítulo, desde Barroco ao Pós-Modernismo onde a escrita é bem semelhante a atual. Se pensar em desistir por esse motivo, saiba que a leitura ficará mais fácil a medida que avança, além disso só terá todas as pistas necessárias e esclarecimentos no último capítulo, então vale a pena investigar esse intrigante enredo. Já que apenas nas páginas finais do livro é possível ter a compreensão total sobre o que realmente aconteceu. Pelo fato de a leitura seguir os tempos artísticos colocando a narrativa também dentro do período, indicaria esse livro para quem se sente confortável em acompanhar narrativas complexas, que apresentem um certo grau de dificuldade. Acredito que o mesmo não funcionaria muito bem para pessoas que não gostam de déjà vu ( o que não é o meu caso), já que há contante repetição dos fatos, acrescentando novos detalhes com o avanço das páginas. Apesar desses prós e contras, "A gata do rio nilo" é um bom livro para quem curti o estilo "quebra-cabeça" como eu costumo chamar, onde há a necessidade de juntar as pistas para entendimento do enrendo. Por esse motivo apesar da estranheza inicial por conta da época, gostei muito da história e recomendaria.


É isso leitores, espero que tenham gostado da minha leitura de Abril. Até o próximo mês!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha | Castelo Animado • Diana Wynner Jones – Livro 1

  Autor:  Diana Wynner Jones  Editora:  Galera Páginas:  368 Avaliação:         Sophie é uma jovem que trabalha na chapelaria de sua família...