terça-feira, 26 de maio de 2015

Resenha | Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson


Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Avaliação:
      


Se fosse definir a narrativa de Laurie Halse, em uma única palavra diria: Forte. 

Este livro me surpreendeu em vários aspectos. É um livro totalmente surpreendente e imprevisível. Admito que a primeira vez que tentei lê-lo o abandonei, mas dei uma segunda chance a mim mesma de compreender a história dessa grande autora. 

Lia e Cassie são melhores amigas de infância, porém a vida faz que com elas se afastem e quando isso acontece Cassie é encontrada morta em um quarto de hotel. Detalhe: Antes do ocorrido ela ligou 33 vezes para Lia, que não atendeu por orgulho, o que a faz se sentir muito culpada. Lia sofre de anorexia e a depressão após a morte de sua melhor amiga se torna um fator ainda mais agressivo para si, agravando sua doença. 

Laurie Halse mostra detalhes muito reais na história de Lia e sobre o universo dos transtornos alimentares, faz que o leitor sinta exatamente o que a personagem sente. Cada ação e reação de Lia, cada respiração, cada refeição se torna agonizante. É como invadir uma consciência doente e se tornar parte dela por alguns minutos enquanto lê. 

Outro fato interessante é a narrativa dentro de outra narrativa deixando o conteúdo composto de várias camadas, o leitor entra na história justamente ao tentar acompanhar os pensamentos, o raciocínio da personagem em questão. Os desejos, as vozes ocultas são de Lia, porém Lia por sua vez está contando a história de Cassia que assim como ela também sofria outro transtorno alimentar, a bulimia.

Para quem gosta de histórias que interajam diretamente com a realidade, este é um bom livro. Pela visão da escritora é possível se ter um conceito de como estas pessoas se sentem em relação a sua doença e entendê-las, sem juga-las. O livro é forte, realista e vai direto ao foco "os transtornos alimentares", suas causas, seus efeitos psicológicos e físicos. Totalmente intenso, sim essa era a palavra que estava procurando. Intensidade é o que resume "Garotas de Vidro". #Recomendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades do Blog