terça-feira, 31 de outubro de 2017

Citações do livro "Princesa Mecânica" (52)



" Eu acreditava, junto aquele que canta
Com uma harpa em tons profundos,
Que os homens podem se elevar
De suas vidas vãs e alcançar coisas maiores.
- Alfred, Lord Tennyson, ' In Memoriam A.H.H."

" Case na segunda e terá saúde,
Na terça, riqueza,
Na quarta, o melhor dos dias,
Na quinta, as aflições.
Na sexta, as perdas, e,
No sábado, nenhuma sorte.
- Versos folclóricos." - Pág. 19

 " As peças infernais não têm pena.
As peças infernais não têm arrependimento.
As peças infernais não têm número.
As peças infernais jamais deixarão de vir [...]
Que Deus tenha piedade de nossas almas. - Pág. 46-47


" Jem estava apoiado na lateral da carruagem do Instituto com os olhos fechados, o rosto pálido como papel. Will se colocou ao lado dele, e segurava com força seu ombro. Tessa percebeu, ao se aproximar, que não se tratava apenas de um gesto fraterno. A mão de Will era praticamente a única coisa que mantinha Jem de pé." - Pág. 50

" Prefiro que me conte a verdade, toda a verdade, seja ela amarga ou assustadora, pois quero dividi-la com você. Jamais permitiria que o mal se abatesse sobre você, nem sobre ninguém do Instituto. - Ele sorriu. ( Jem para Tessa) - Pág. 53


" - Nunca mandei embora alguém que tenha dito que não tinha para onde ir, e não vou começar agora. Só peço uma coisa. Permitir que alguém more no Instituto, no coração do Enclave, significa confiar nas boas intenções da pessoa em questão. Não faça com que me arrependa de confiar em você, Gabriel Ligtwood." (Charlotte para Gabriel) - Pág. 59


" - Sabe aquela sensação - disse ela - , quando está lendo um livro, e percebe que vai acontecer uma tragédia? Você sente o frio e a escuridão se aproximando, vê a rede se fechando em torno das personagens que vivem e respiram nas páginas. Mas está preso à história como se fosse arrastado por uma carruagem, e não consegue largar nem mudar o percurso? - Os olhos de Will estavam escuros e cheios de compreensão; claro que Will entendia, e ela continuou apressadamente: - Agora sinto como se isso estivesse acontecendo, exceto que não são personagens em uma página, mas amigos e companheiros queridos. Não quero ficar sentada enquanto a tragédia se aproxima. Eu a fastaria, só que luto para descobrir como isso pode ser feito.
- Você teme por Jem - disse Will.
- Sim - concordou ela. - E por você também." - ( Tessa e Will) - Pág. 61-62


" - Hábitos e anos não desaparecem tão rapidamente - declarou Tessa, com olhos tristes. - Não cometa o erro de acreditar que ele não a ama só age assim, Cecily. Confronte-o, se necessário, e exija a verdade, mas não cometa o erro de se afastar por achar que seu irmão é uma causa perdida. Não o tire do seu coração. Se fizer isso, vai se arrepender." (Tessa para Cecily) - Pág. 66


" - No começo, quando percebi que amava Tessa, achei que talvez fosse o amor que estivesse me fazendo bem. Há muito tempo, não tinha algum ataque. E quando eu a pedi em casamento, falei isso para ela. Que o amor estava me curando. Então, na primeira vez em que eu...na primeira vez em que aconteceu de novo, não tive coragem de contar, por medo de ela achar que meu amor estava diminuindo. Tomei mais da droga, para combater mais uma doença. Logo, comecei a precisar de mais droga para simplesmente me manter de pé do que costumava precisar para passar uma semana. Não disponho de anos, Will. Talvez sequer disponha de meses. E não quero que Tessa saiba. Por favor, não conte a ela. Não só por ela, mas por mim." ( Jem para Will) - Pág. 70


" Ela se inclinou para a frente e pegou a mão dele, pressionando-a com a própria. Seu toque era como fogo branco nas veias de Will. Ele não conseguia sentir a pele de Tessa, apenas o tecido das luvas, mas não tinha importância. Você me acendeu, monte de cinzas que sou, e me transformou em fogo. Certa vez, ele imaginou por que o amor era sempre fraseado com termos de chamas. A conflagração em suas próprias veias, neste instante ofereceu a resposta." - Pág. 91


" - Talvez, mas não existiria sem uma mulher, existiria? Por menos utilidade que enxergue em nós, somos mais inteligentes, determinadas e pacientes do que os homens. Homens podem ser mais fortes, mas são as mulheres que sobrevivem." ( Tessa para Woolsey Scott) - Pág. 100


" - Sei exatamente quem você é. É Will Herondale. - Isso foi tudo que Tessa disse, e , de repente, os braços dele a envolveram, e ele estava com a cabeça no ombro dela. No início, ela ficou paralisada, por puro espanto, em seguida, retribuiu o abraço, segurando-o enquanto tremia. Ele não estava chorando; era algo diferente, uma espécie de ataque, como se estivesse engasgando. Sabia que não deveria tocá-lo, no entanto, não conseguia imaginar Jem querendo que ela afastasse Will em um momento como este. Ela não podia ser Jem para ele, pensou, não tinha como ser a bússola que sempre apontava o norte, mas podia, no mínimo, ajudar a tornar o fardo mais leve." - Pág. 102


" - Está apaixonado por ele? - perguntou Woosey: era curiosidade e não ciúme. Magnus ficou imaginando como seria ter um coração assim ou não ter um coração algum.
- Não - respondeu. - Já ouvi dizer que quando você salva uma vida, se torna responsável por ela. Eu me sinto responsável por esse garoto. Se nunca for feliz, vou achar que falhei com ele. Se não puder ter a garota que ama, vou achar que falhei com ele. Se eu não conseguir manter seu parabatai por perto, vou achar que falhei com ele." (Magnus falando sobre Will) - Pág. 103


" Se me oferecessem novamente o ano passado, 
E a escolha entre o bem e o mal me fosse apresentada, 
Será que eu aceitaria o prazer com a dor
Ou ousaria desejar jamais termos nos conhecido?
Augusta, Lady Gregory. If the Past Year Were Offered Me Again" - Pág. 126


" Oh, o que brilha mais que luz?
O que é mais escuro que a noite?
O que é mais afiado que um machado?
O que é mais suave que cera derretida?

A verdade brilha mais que a luz,
A falsidade é mais escura que a noite.
A vingança é mais afiada que um machado,
E o amor, mais suave que a cera derretida." - Pág. 139


" Às vezes, a pessoa deve escolher entre ser generoso ou honrado, Will lhe dissera. Às vezes é impossível ser os dois." - Pág. 152


" - Tessa - disse. - Falou sério? Sobre se casar comigo amanhã?
Ela levantou o queixo e olhou diretamente nos olhos dele. Não suportava a ideia de esperar ou desperdiçar mais um instante da vida do noivo. Súbita e furiosamente quis estar ligada a ele - na saúde e na doença, na alegria e na tristeza -, ligada a uma promessa, e capaz de lhe dar sua palavra e seu amor sem se conter.
- Falei - respondeu. " ( Tessa para Jem) - Pág. 153


" - Lembra-se do que falei para você naquele dia, na sala de estar - disse. - Quero que você seja feliz, e ele também. No entanto, quando você atravessar a igreja para encontrá-lo e se unir a ele eternamente, estará pisando em uma trilha invisível dos cacos de meu coração, Tessa. Eu abriria mão  da minha própria vida por qualquer um de vocês. Morreria pela felicidade dos dois. Achei que talvez, quando me disse que não me amava, que meus sentimentos fossem diminuir e atrofiar, mas isso não aconteceu. Eles crescem a cada dia. Eu a amo mais desesperadamente neste momento do que jamais o fiz, e daqui a uma hora a amarei ainda mais. É injusto lhe dizer isso, eu sei, quando você não pode fazer nada a respeito. - Respirou fundo e trêmulo. - Como você deve me odiar." - Pág. 157


" Espantava-me que outros, sujeitos à morte, viviam, considerando aquele a quem amei, como se não devesse morrer jamais, estava morto; e estando ele morto. Bem disse um de seus amigos, '' tu, metade da minha alma''; pois sentia que minha alma e a dele eram " uma alma em dois corpos": portanto, minha vida era um horror para mim, pois não podia viver pela metade. E portanto, eu talvez temesse morrer, com receio de que aquele que amei morresse por inteiro." - Santo Agostinho, '' Confissões, Livro IV'' - Pág. 171


" Apesar de minha alma viver na escuridão, se erguerá em plena luz. Amei demais as estrelas para temer a noite." - Sarah Williams, '' Tha Old Astronomer" - Pág. 188


" - Eu a amo o suficiente para ter jurado nunca mais falar sobre meus desejos quando ela me garantiu que seria feliz com você, jamais expressaria meu afeto com palavras ou gestos e jamais violaria sua felicidade com ações ou discursos. Meus sentimentos não mudaram, mas gosto dela e de você o suficiente para não falar uma palavra que ameaçasse o que vocês têm. - As palavras jorraram dos lábios de Will; parecia não haver razão para contê-las. Se Jem iria odiá-lo, seria pela verdade e não por uma mentira." ( Will para Jem) - Pág. 190


" - Você sabia?
- Não soube durante muito tempo - respondeu. - Não, eu não seria tão cruel. Se soubesse, não teria pedido Tessa em casamento. Teria me recolhido. Eu não sabia. E, no entanto, agora, enquanto tudo se afasta de mim, todas as coisas aparecem com tanta clareza que eu acho que teria descoberto, mesmo que ele não tivesse me contado. No fim das contas, eu teria sabido. - Ele sorriu um pouco ao notar a expressão rígida de Sophie. - Que bom que não tive de esperar até o fim." - (Jem para Sophie) - Pág. 224


" - Vim para cá porque acreditava que os Caçadores de Sombras fossem monstros que levaram meu irmão. Acreditava nisso porque meus pais acreditam. Mas eles estavam errados. Não somos nossos pais, Gabriel. Não precisamos carregar o fardo das escolhas e dos pecados deles. Você pode fazer o nome Lightwood voltar a brilhar." - ( Cecily para Gabriel) - Pág. 232


" Acho que quando fazemos escolhas, pois cada escolha independe de qualquer outra que tenhamos feito antes, precisamos examinar não só nossos motivos, mas as consequências que elas trarão e se boas pessoas vão se machucar com nossas decisões." ( Cecily Herondale para Gabriel Lightwood) - Pág. 235


" Ela nunca havia pensado no irmão como uma pessoa de sorte, e certamente não esperaria que isso acontecesse hoje, no entanto... no entanto, de certa forma, ele era, sim. Por sempre ter tido a quem recorrer e por não ter de se preocupar constantemente com a possibilidade de estar olhando para as estrelas erradas." - ( Cecily para Gabriel) Pág.236


" Paz, paz! Ele não está morto, não está dormindo,
Acordou do sonho da vida;
Somos nós que, perdidos em visões tempestuosas, mantemos
Com fantasmas um conflito inútil,
E em um transe louco, atacamos com a faca do nosso espírito
Vários nadas invulneráveis. Decompondo
Como corpos em uma câmara mortuária; medo e dor
Nos convulsionam e consomem dia a dia,
E esperanças frias se acumulam como vermes em nosso barro vivo."
- Percy Bysshe Shelley, '' Adonais: an Elegy on the Death of John Keats'' - Pág 237


" - Foram as últimas palavras que a fada me disse hoje à tarde. - Starkweather olhou para o sangue na manga. - Ele disse: " Ela será nossa vingança por todas as suas mortes inúteis. Trará ruína aos Nephilim, Londres arderá, e quando o Magistrado governar tudo, vocês não passarão de um rebanho''. Mesmo que o Consul não queira ir atrás de Tessa por ela, precisam encontrá-la para evitar isso. " - Pág. 259


" A vida era uma coisa incerta, e havia alguns momentos que a pessoa gostaria de se lembrar, registrar de forma que a lembrança pudesse ser acessa mais tarde, como uma flor pressionada entre as páginas de um livro, admirada e apreciada." ( Sophie) - Pág. 288


" - Will, Will, Will. - Ele enterrou o rosto no pescoço dela, onde os cabelos espessos de Tessa ondulavam; ela tinha cheiro de fumaça e água de violeta. Ele a puxou ainda mais forte enquanto ela agarrava o colarinho do Caçador de Sombras, e permaneceram grudados. Por apenas aquele instante, a dor que o comprimia como um punho de ferro desde a morte de Jem pareceu relaxar, e ele pôde respirar." - Pág. 311


" Traga meu arco de ouro ardente:
Traga minha flechas de desenho:
Traga minha lança: Oh nuvens se revelem!
Traga minha carruagem de fogo!
- William Blake, " Jerusalem" - Pág. 338


" Pois até que venha o trovão na trombeta,
A alma pode se separar do corpo, mas nós não
Nos separaremos um do outro.
- Algernon Charles Swinburne, " LausVeneris" - Pág. 355


" - Não achei que fosse ficar brava - disparou Jem, e foi como gelo de uma cachoeira congelada quebrando, liberando uma torrente. - Estávamos noivos. Tessa. Um pedido, uma oferta de casamento, é uma promessa. Uma promessa de amor e cuidado,  para sempre. Não pretendia quebrar a minha. Mas era isso ou morrer. Quis esperar, casar com você, viver com você durante anos, mas não foi possível. Eu estava morrendo depressa demais. Teria desistido de tudo para ser casado com você por um único dia. Um dia que jamais viria. Você é um lembrete... um lembrete de tudo que estou perdendo. Da vida que não terei." - ( Jem para Tessa) - Pág. 379


" - Ouça. Vou embora, mas continuo vivo. Não me afastei completamente de você, Will. Quando lutar agora, continuarei com você. Quando andar pelo mundo, serei a luz a seu lado, o chão firme sob seus pés, a força que guia a espada em suas mãos. Somos ligados, além do juramento. As Marcas não mudaram isso. O juramento não mudou isso. Meramente definiram o que já existia." (Jem para Will) - Pág. 386


" Will. Pensou no menino que entrou em seu quarto na Casa Sombria e a distraiu de seu pavor conversando sobre Tennyson, ouriços e rapazes lindos que faziam resgates, e sobre como eles jamais se enganavam. Naquele instante, ela o achou bonito, mas agora pensava nele como algo completamente, diferente. Era Will, com toda a sua imperfeição perfeita; Will, cujo coração podia partir tão facilmente quanto ser guardado com cuidado; Will, que não amava sabiamente, mas completamente e dando tudo de si." (Tessa Gray) - Pág. 388


" E agora finalmente estou livre e, finalmente, posso lhe dizer, sem que isso a ponha em perigo, tudo que sinto no meu coração.
  Você não é o último sonha da minha alma.
  É o primeiro, o único que jamais fui capaz de evitar. É o primeiro sonho da minha alma, e deste sonho espero que venham todos os outros, uma vida inteira.
  Esperançoso, afinal,
  Will Herondale." - Pág. 399



" Sou Cortana, do mesmo aço e temperamento que Joyeuse e Derendal."
" Tessa olhou para a lâmina brilhante, em seguida para o homem que a segurava. Conseguia enxergar um pouco de Jem nele, como se olhasse para o reflexo de quem ama na água ondulante. Aquele amor, recordado e presente, deixou sua voz suave ao falar.
- Se não tem certeza - disse ela - ,então guarde. Guarde para seus próprios herdeiros. Will preferia assim. Pois não precisa de uma espada que lhe lembre de Jem. Por mais nobre que seja a linhagem." 
( Tessa para Elias Carstairs) - Pág. 403


" - Nós, que não vivemos eternamente, não gostamos de mudanças tanto quanto vocês, que vivem. Estou cansado de perder pessoas - disse Will.
- Eu também - concordou Magnus. - Mas é como falei, não é? Você aprende a suportar.
- Certa vez, ouvi dizer que os homens que perdem um braço ou uma perna podem continuar sentindo dor nesses membros, apesar de não existirem mais - disse Will. - Às vezes, é assim. Sinto Jem comigo, apesar de ter nos deixado, e é como se faltasse um pedaço de mim." ( Will para Magnus). - Pág. 406 - 407


" Havia poucas pessoas para as quais Will tinha de levantar a cabeça para olhar no olho, mas Magnus era uma delas. - Estrela brilhante - disse Magnus, como olhos pensativos, como se lembrasse de alguma coisa ou de alguém. - Vocês, que são mortais, ardem tão ferozmente. E você é mais feroz do que a maioria, Will. Jamais vou esquecê-lo." ( Magnus Bane para Will Henrodale) - Pág. 407




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha | Castelo Animado • Diana Wynner Jones – Livro 1

  Autor:  Diana Wynner Jones  Editora:  Galera Páginas:  368 Avaliação:         Sophie é uma jovem que trabalha na chapelaria de sua família...